Observação
 

O conteúdo deste site é baseado em pesquisas realizadas pelos autores, salvo indicação em contrário. As informações apresentadas aqui têm caráter educacional e não se destinam a diagnosticar ou prescrever para qualquer condição médica nem para prevenir, tratar, mitigar ou curar tais condições. As informações contidas neste site não se destinam a substituir um relacionamento individual com um médico ou profissional de saúde qualificado. Portanto, estas informações não pretendem ser um conselho médico, mas, sim, uma partilha de conhecimentos e informações com base em pesquisas e experiências. Os leitores, sejam eles pacientes, familiares ou pessoas interessadas em prevenção, devem tomar suas próprias decisões com relação à sua saúde, com base em seu julgamento e pesquisas em parceria com um profissional de saúde qualificado. Os autores estão qualificados a dar orientações psicológicas e nutricionais.

Sinopse

Câncer de mama: prevenção e tratamento

Lair Ribeiro

Levando em consideração que os resultados obtidos no tratamento convencional do câncer de mama ainda estão muito aquém do ideal e que as causas dessa enfermidade permitem uma ampla abordagem preventiva, os autores desta obra vêm mostrar às mulheres que é possível “não ter” câncer de mama.

 

Falando diretamente para as mulheres, os autores enfatizam os benefícios da adoção de um estilo de vida mais saudável, que por si só é um procedimento preventivo, e enumeram, um a um, os fatores de risco e as medidas preventivas que estão ao seu alcance. Prática, didática e objetiva, a obra permite uma leitura agradável e fluente. Todos os conceitos nela apresentados podem ser facilmente assimilados e praticados, demonstrando, também nesse particular, que os autores pensaram nas mulheres em sua totalidade.

 

A obra começa explicando o que é câncer — doença que muitos se recusam até a dizer o nome — e o que é a mama — órgão de maior incidência de câncer em mulheres — para, em seguida, particularizar a doença e iniciar uma jornada sobre todas as variáveis envolvidas no seu desenvolvimento. Entre os aspectos discutidos pelos autores, destacam-se os seguintes: Mamografia, Hábitos inadequados, Auto-exame e Automassagem.