• cancersemmitos

Caquexia: o que é, cuidados e protocolos de ação

A caquexia é um dos sintomas mais assustadores do câncer avançado. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, "Estima-se que metade de todos os pacientes com câncer sofrem de caquexia, que é a perda rápida de peso acompanhada de fadiga, fraqueza e perda de apetite. A caquexia é um problema sério entre pacientes com câncer avançado".

A caquexia cria um círculo vicioso que ocorre quando o câncer ou os tumores metabolizam a glicose do sangue e excretam um subproduto de ácido láctico. Esse ácido láctico então vai para o fígado, onde é convertido de novo em glicose para ser usado mais uma vez como combustível pelo câncer. Quanto mais glicose no sangue, mais ácido é produzido... e o círculo continua. Esse processo é chamado de gliconeogênese e consome uma enorme quantidade de energia.

Esse círculo vicioso acaba levando à quebra da massa muscular para criar outra fonte de combustível para "alimentar" o câncer. Essa decomposição dos tecidos excede a capacidade do corpo de repará-los e reconstruí-los e, quando acompanhada pela perda de apetite, esse processo pode rapidamente se tornar mortal. O Dr. Harold Vorak, ex-chefe de patologia do Hospital Beth Israel em Boston, afirma: "Em certo sentido, ninguém morre de câncer. Eles morrem de outra coisa - pneumonia ou falha de um ou mais órgãos. A caquexia acelera esse processo de infecção e acumulação de venenos metabólicos, causando a morte muito mais rapidamente do que o tumor faria."

O acúmulo de ácido lático também pode ser um fator que contribui para a dor relacionada ao câncer, pela irritação que causa nas terminações nervosas do corpo. Então, teoricamente, se você conseguir eliminar o acúmulo de ácidos, também pode ter algum alívio para a dor relacionada ao câncer.

Diz-se que os seguintes remédios naturais ajudam a eliminar o acúmulo de ácido láctico, além de fornecer combustível para as células enfraquecidas do corpo, e isso pode interromper o ciclo mortal de caquexia. Existem três protocolos listados abaixo que podem ajudar com a caquexia, junto com alguns suplementos adicionais e recomendações nutricionais.

O primeiro passo para interromper a caquexia é remover todos os açúcares refinados, grãos refinados e alimentos processados ​​que contêm açúcares ocultos da dieta – já que todos eles vão aumentar os níveis de glicose no sangue e isso só vai alimentar o crescimento e a propagação do câncer, enquanto cria mais ácido láctico e acelerando o ciclo mortal de caquexia.


Protocolo 1. O Protocolo de Sulfato de Hidrazina

O sulfato de hidrazina é um composto que tem a capacidade de desligar a enzima responsável pela produção de glicose a partir dos subprodutos do ácido láctico que são produzidos pelo câncer, interrompendo assim o ciclo de caquexia.


Protocolo 2. O protocolo de MSM e vitamina C lipossomal para caquexia

A combinação de vitamina C lipossomal e MSM (metilsulfonilmetano) é considerada muito útil para aqueles que lidam com caquexia, além de ser um protocolo independente para quem está com câncer.

MSM é um composto orgânico contendo enxofre que pode melhorar a função do sistema imunológico e reduzir a inflamação. Também pode ser útil para neutralizar o acúmulo de ácido láctico que envolve os tumores cancerosos e desempenha um papel positivo na permeabilidade das membranas celulares. Essa permeabilidade permite a transferência de oxigênio e nutrientes para as células e a liberação de produtos residuais celulares para fora da célula, e isso é essencial, pois a toxicidade celular é a causa raiz do câncer.

A vitamina C é responsável pela cura e função do sistema imunológico. Além disso, quando a vitamina C é administrada em doses altas o suficiente, ela é seletivamente tóxica para as células cancerosas. O lipossomal C é a vitamina C que foi encapsulada com um lipídio (gordura) e isso permite que o produto atravesse facilmente a membrana celular à base de lipídios e alimente as células enfraquecidas do corpo. O lipossoma C tem uma taxa de absorção de cerca de 90% em comparação com os produtos de vitamina C em pó que se perdem no trato digestivo.


  • Não faça este protocolo se você for alérgico a produtos de enxofre.

  • É importante fazer um autoteste com 1 colher de chá de enxofre misturado com 1/2 xícara de água filtrada para testar qualquer alergia ao enxofre (isso pode incluir náusea ou erupção na pele) antes de iniciar qualquer tipo de protocolo com MSM. Se você tiver esses sintomas, não deve prosseguir com este protocolo.

  • A melhor forma de ingerir MSM é misturando-o com água. A receita é misturar 3,5 litros de água purificada (não clorada / não fluoretada) ou destilada com 16 colheres de sopa de cristais de enxofre orgânicos puros em um recipiente de vidro. O armazenamento deve ser em um recipiente de vidro!

  • Agite bem a mistura e deixe os grânulos de MSM se dissolverem completamente por cerca de uma hora e, em seguida, armazene a mistura na geladeira.

  • A dosagem inicial recomendada é de 4 colheres de sopa de água seguidas meia hora depois por 2 gramas de vitamina C lipossomal.

  • Deve-se tomar a água seguida da dosagem de vitamina C duas vezes ao dia no início e depois ir aumentando para doses maiores.

  • O protocolo final seriam 12 colheres de sopa de água MSM seguidas 1/2 hora depois por 2 gramas g de vitamina C e tomar isso até 5 vezes por dia para aqueles que fazem o protocolo completo.

  • É importante que você se mantenha hidratado bebendo água purificada (purificado porque o cloro irá neutralizar a eficácia do MSM.) Multiplique seu peso por 35 para identificar a quantidade de água a ser ingerida. Você pode adicionar 2 gotas de Lugol nessa água. O iodo é um nutriente essencial que falta à maioria das pessoas.

  • Saia ao sol durante o dia por 30 minutos sem protetor solar, sempre que possível.

  • Este protocolo combina bem com banhos desintoxicantes, saunas e enemas de café para ajudar o fígado a eliminar as toxinas.


Precauções para MSM:


- Sentir náuseas ou desenvolver erupções cutâneas podem ser indicadores de que você é alérgico a MSM. Se você tiver esses sintomas após fazer o autoteste, não faça este protocolo.

- Não tome este protocolo com aspirina ou qualquer outro tipo de anticoagulante.

- Não beba água da torneira com cloro ao fazer este protocolo.

- Use apenas cristais de enxofre orgânicos puros.


Protocolo 3 - Protocolo D-ribose

D-ribose é um carboidrato de 5 carbonos fundamental para reposição de ATP (trifosfato de adenosina), que é a fonte de toda a energia celular. Qualquer pessoa que sofra de caquexia deve começar a tomar D-ribose para ajudar a transferir energia para as células enfraquecidas do corpo. Você pode encontrar D-Ribose em pó na Amazon.com ou em lojas de produtos naturais.


  • Quinze gramas por dia é a dose diária geral, mas você pode aumentar a dosagem se necessário. Comece com 5 gramas, então 4 horas depois você pode tomar outros 5 gramas e 4 horas depois tomar mais 5 gramas para atingir o total de 15.

  • D-ribose combina bem com outros protocolos alternativos e pode ser usada em conjunto com o protocolo MSM / Vitamina C acima.


Suplementos adicionais para caquexia

O magnésio desempenha um papel importante na saúde celular e é um componente ativo em mais de 300 reações bioquímicas no corpo. Os benefícios do magnésio para a saúde incluem: manter a função normal dos músculos e nervos, manter o ritmo cardíaco estável, apoiar um sistema imunológico saudável e ajudar a manter os ossos fortes.

O magnésio pode ajudar a regular o açúcar no sangue, reduzir a pressão arterial e está envolvido no metabolismo energético e na síntese de proteínas. O magnésio também tem o benefício adicional de ajudar a livrar o corpo do acúmulo de ácido láctico em excesso. Os níveis ideais de magnésio podem ser alcançados de várias maneiras. Transdermicamente, tomando um banho com Flocos de Banho de Magnésio ou você pode aplicar Óleo de Magnésio na pele, ou internamente com suplementos.

As formas aceitáveis ​​de magnésio incluem glicinato de magnésio, magnésio L-treonato ou orotato de magnésio. Tomar magnésio por via oral pode alcalinizar temporariamente os ácidos estomacais, então é melhor tomá-lo com o estômago vazio para não interromper o processo de digestão. Perto da hora de dormir é preferível, pois também o ajudará a relaxar e dormir melhor.


Suporte nutricional adicional

Vitaminas ricas em proteínas - que podem ajudar a engordar: 2 ovos crus de galinhas criadas em pastagens, 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa, 2 colheres

de proteína de cânhamo, 1 xícara de leite de amêndoa ou leite de coco, o suco de 1 laranja, 1 banana, adicione gelo e depois misture até ficar homogêneo.

Dra. Cris. Paixão

Psicóloga e Naturopata

Rua Pau Brasil, 460 - Vila Verde

06670-200 Itapevi / SP

©2020 Direitos Reservados Wix.com

Aviso legal: O conteúdo deste site baseia-se em pesquisas conduzidas por Cris. Paixão, com fontes científicas. As informações apresentadas têm finalidade educacional e não pretendem diagnosticar ou prescrever a qualquer condição médica. As informações aqui presentes não têm a intenção de substituir uma relação do paciente com seu médico, limitando-se às áreas de atuação da profissional, a saber: psicologia e naturopatia. Portanto, não pretende ser um aconselhamento médico.