Suco detox

Sucos detox

 

Por Maria Vasconcelos

 

 

Fumar cigarro está entre os piores hábitos para a saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde. Todos estamos fartos de saber que o cigarro comprovadamente causa cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. Sei que parece papo de ex-fumante, mas é a pura verdade: em cada tragada são inaladas 4700 substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores.

 

A primeira é a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea).

 

A segunda é o monóxido de carbono (CO), aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros. Ele combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. É por causa da ação do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro. Nesse período de abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que não está mais acostumado a esse "excesso", reclama por meio das dores de cabeça.

 

A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio. Todo câncer relacionado ao fumo - como na boca, laringe ou estômago - tem alguma ligação com o alcatrão. A união desse poderoso trio de substâncias na composição do cigarro só poderia tornar o produto extremamente nocivo à saúde.

 

Para se ter uma idéia, 90% dos casos de câncer de pulmão - a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros - estão ligados ao fumo.

 

E se você é um fumante e está tentando parar de fumar, esta provavelmente é uma das coisas mais difíceis que você fará em sua vida. Fumar é um vício horrível de combater, não apenas por causa da dependência da nicotina, mas porque também temos que combater os hábitos psicológicos que, como fumantes, são desenvolvidos.

 

No seu dia a dia, o fumo está associado a vários afazeres e alterações de humor. Sendo muitas vezes até despertado o desejo pelo cigarro por alguma tarefa a ser feita. Eu fui fumante por muitos anos, e sei do que estou falando. Sempre que eu almoçava, sentia uma vontade enorme de fumar, ou quando ia dirigir, por exemplo.

 

Para conseguir parar de fumar, eu precisei mudar meu foco de direção. Após o almoço, por exemplo, eu procurava me manter ocupada e voltava imediatamente ao trabalho para não pensar no cigarro. Quando ia dirigir, levava uma garrafinha de água detox e ligava o som do carro bem alto com as minhas músicas preferidas.

 

Mas meu principal aliado na guerra contra o cigarro, com toda certeza foi a desintoxicação à base de sucos que passei a fazer especificamente com esse propósito. Eu sabia que precisava me livrar dos resquícios de nicotina e demais toxinas no meu organismo, então pensei que nada melhor do que fazer uma desintoxicação com vários tipos de sucos. Em minhas pesquisas, descobri que cenoura e beterraba eram excelentes fontes de nutrientes para limpar os pulmões e nada se compara ao poderoso limão para limpar o fígado. Sendo assim, passei a beber diariamente, ao acordar, um copo de água morna com um limão espremido. E só após 30 minutos começava a beber os sucos.

 

Geralmente eu bebia o suco “Saúde” por volta de 8h, o “Energia” como lanche da manhã às 11h e outro como lanche da tarde. Esse eu alternava entre o “Sucesso” ou o “Amor”… Ou ainda, um smoothie.

 

O importante que você entenda é que, independente do sabor do suco que você escolher para essa refeição da tarde, o que importa de verdade é que você consuma vários sabores de sucos funcionais durante dia. Sucos de diferentes cores ajudam você a se livrar dos resquícios de nicotina e demais toxinas em seu sistema sanguíneo mais rápido, pois cada grupo de cores representa um grupo de nutrientes diferentes e necessários ao nosso organismo, principalmente durante o estágio de parar de fumar.

Então a minha sugestão é que você beba os sucos e altere sua rotina por uma semana ou até mais. Espero do fundo do meu coração que você vença o vício assim como eu e tenha uma vida completamente livre do cigarro.

 

Suco funcional “Sucesso”

 

Ingredientes

6 cenouras

1 limão

3 Maçãs

 

Modo de fazer

Esprema o suco do limão e reserve.

Passe o restante dos ingredientes por uma juicer.

Misture tudo muito bem e consuma imediatamente ou guarde em garrafinhas com tampa na geladeira por até 3 dias.

 

 

Suco funcional “Saúde”

 

Esse suco é o único do cardápio que não foi desenvolvido por mim. O criador desse suco é o americano Lou Corona, que aos 21 anos de idade se curou de asma crônica, alergias, prisão de ventre, cândida, artrite, tumor e acne apenas bebendo esse suco e transformando a sua vida depois de uma experiência quase-morte. Hoje ele dá aulas, palestras, ajuda e motiva pessoas com seu estilo de vida natural. Ele tem 60 anos de idade, mas aparenta ter 40. Para quem está interessado em experimentar, é uma de-lí-cia. Além disso, esse suco é antiviral, antibacteriano, antifúngicos, antimuco, antiparasitário, aumenta a circulação, estimula a digestão, neutraliza os radicais livres, é antienvelhecimento, energiza e oxigena o corpo.

 

Ingredientes

2 limões

2 maçãs

1 pedaço de gengibre

1 pedaço de açafrão da terra

1 maço de rúcula

1 maço de salsa

1 maço de coentro

 

Modo de fazer

Esprema o suco do limão e reserve.

Passe o restante dos ingredientes por uma juicer.

Misture tudo muito bem e consuma imediatamente ou guarde em garrafinhas com tampa na geladeira por até 3 dias.

 

Suco funcional "energia"

 

Esse suco foi o primeiro que desenvolvi para o cardápio de sucos funcionais. É um suco com alto poder de desintoxicação, diurético e digestivo.

 

Ingredientes

2 Maçãs

1 Abacaxi

1 Pepino

½ maço de Couve

½ maço de Hortelã

2 Limões

1 pedaço de gengibre

1,5 L de água filtrada

 

Modo de fazer

Lave a descasque o abacaxi.

Pique as cascas do abacaxi e leve ao fogo com a água e deixe ferver por 5 minutos.

Bata no liquidificador o chá já frio com o limão com casca e sem miolo, bem como o pedaço de gengibre por breves segundos. Coe e reserve.

Bata essa mistura de chá e limão com os demais ingredientes até ficar bem homogêneo.

Guarde em garrrafinhas com tampa por 3 dias na geladeira.

 

 Suco funcional "amor"

 

Esse suco foi o segundo que desenvolvi para o cardápio de sucos funcionais. Ele é um dos preferidos dos meus clientes. É um suco termogênico, diurético, analgésico, regulador do intestino e do colesterol.

 

Ingredientes

1/2 Melancia

1 pedaço de gengibre

4 colheres de semente de linhaça

 

Mode de fazer

Bata tudo no liquidificador até ficar bem triturado.

Coe e guarde em garrafinhas com tampa por até 3 dias na geladeira.

 

Gastronomia funcional "Love 2 Cook"

Nosso sistema imunológico
Emoções
Carne e câncer
Termografia
Os benefícios da cúrcuma
Chá Essiac
A Terapia Gerson
Óleo essencial de limão
O lucrativo mercado do câncer
Alimentos que causam câncer
Mostrar Mais
Atendimento individual ou
familiar
Aviso legal
 

O conteúdo deste site é baseado em pesquisas realizadas pelos autores, salvo indicação em contrário. As informações apresentadas aqui têm caráter educacional e não se destina a diagnosticar ou prescrever para qualquer condição médica nem para prevenir, tratar, mitigar ou curar tais condições. As informações contidas neste site não se destinam a substituir um relacionamento individual com um médico ou profissional de saúde qualificado. Portanto, estas informações não pretendem ser um conselho médico, mas, sim, uma partilha de conhecimentos e informações com base em pesquisas e experiências. Os leitores, sejam eles pacientes, familiares ou pessoas interessadas em prevenção, devem tomar suas próprias decisões com relação à sua saúde, com base em seu julgamento e pesquisas em parceria com um profissional de saúde qualificado. Os autores estão qualificados a dar orientações psicológicas e nutricionais.

 
Observação
 

O conteúdo deste site é baseado em pesquisas realizadas pelos autores, salvo indicação em contrário. As informações apresentadas aqui têm caráter educacional e não se destinam a diagnosticar ou prescrever para qualquer condição médica nem para prevenir, tratar, mitigar ou curar tais condições. As informações contidas neste site não se destinam a substituir um relacionamento individual com um médico ou profissional de saúde qualificado. Portanto, estas informações não pretendem ser um conselho médico, mas, sim, uma partilha de conhecimentos e informações com base em pesquisas e experiências. Os leitores, sejam eles pacientes, familiares ou pessoas interessadas em prevenção, devem tomar suas próprias decisões com relação à sua saúde, com base em seu julgamento e pesquisas em parceria com um profissional de saúde qualificado. Os autores estão qualificados a dar orientações psicológicas e nutricionais.